sábado, 27 de maio de 2017

10.04.2017 - Turma da Noite: Das 19h00 às 21h30 - Curso Espaço de Histórias: Formação do Contador de Histórias-Mediador do Livro e da Leitura Animada e Compartilhada.

Após a exposição do Conteúdo Teórico sobre o Tema: "Eras do Contador de Histórias" - da caverna aos dias atuais; surgimento do Ofício do Narrador de Histórias, desde a época medieval; O Contador de Histórias que sabe entrar em cena e ser cativante... Papel do Acordador da Memória no Era uma vez...
Sou Peteleco
Pensar que sou um simples tecido em uma forma engraçada,
É o mesmo que não sentir a imensidão da alma de quem me fez nascer...
Pensar que sabe olhar além do Horizonte Azul?
Como, se não se ainda não consegues contemplar as nuvens lá no céu?
Como contemplar meu corpo vestido?
Precisas tirar as vendas dos olhos.
Assim conseguiras ver um pouco de mim em ti...
É por isso que tanto prestas atenção em mim.

O tempo do relógio de metal está passando rápido. Mês de Abril, mal chegou e já estaria a ser preenchido. Agora, assim feito Peteleco, prefiro o tempo atemporal, aquele, esse que é só ritmo, melodia, choro e risos de histórias, melancolia para quem não sabe montar no lombo do Sr. Tempo a cavalgar no lombo de um dragão sem olhar o ponto de partida e se deixar chegar sem pressa...
Cada um de nós vive a escrever suas historias. Não somos museus: somos guardadores de relicários inesquecíveis. (Claudete T. da Mata)

Peteleco esteve presente a alegrar mais ainda esse encontro - uma aula interessante. 
Após o momento inicial em que todas puderam tirar suas dúvidas, indo do pensar ao revirar-se um pouco do avesso e o esbugalhar de olhos, Elaine Bernadete Lopes falou e apresentou uma #história no exercício da mediação de leitura animada.
 Logo ela fez a mediação do livro apresentado.
Elaine é professora de um colégio de freiras, em Florianópolis/SC. uma escola de referência por sua tradição.
Elaine faz uso de técnicas aprendidas em 2016, quando veio para nós. O #livro vira um #baú nas suas mãos. ela viaja e vive os fatos, as emoções, os sons, os cheiros e as cores... 
É quando o universo ao seu redor ganha forma numa movimentação #cativante
 Em seguida aconteceu a apresentação do conto escrito por essa menina de 07 anos. Ela está envolvida na arte narrativa e no processo de escrita.
 Após a fala sobre como surgiu esse conto, a mãe da menina foi convidada para media o conto.
 Mediação de leitura animada, com a interação da autora.
.
 Mãe e filha se saíram super bem. Elas conseguiram dar vida à narrativa a fazer uso de técnicas apreendidas no curso Espaço de Histórias
Após todos os diálogos sobre o conteúdo trabalhado, A menina Amanda, de 07 anos, antes de fecharmos esse encontro maravilhoso e produtivo, a menina saiu dizendo que estaria escrevendo outro conto e juntamente com sua mãe, fazer os ensaios de mediação de leitura animada e compartilhada. 

Cada integrante apresentou uma história, falou sobre ela e fez mediação de leitura animada a se divertir com as paradas para revisão dos pontos a serem melhorados.

Fotos, Texto e Coordenação: Claudete T. da Mata